Apresentação de monografia marca encerramento do Fellowship em Urologia Oncológica

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

fellowship3.jpg

 

O urologista dr. Fabrício Ramos finalizou, na última quinta-feira (28), a sua participação na terceira edição do Programa de Fellowship em Urologia Oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). O câncer de próstata foi o tema escolhido pelo médico para a elaboração de sua monografia, requisito final para a obtenção do certificado de conclusão do Fellowship, que foi apresentada na biblioteca da instituição. O novo fellow, o urologista Josiberto Coutinho, iniciou sua participação no programa na última segunda (1º).

Em sua monografia, o médico estudou a correlação histopatológica entre os achados da biópsia de próstata, procedimento essencial para a identificação de um possível câncer, e os da espécime cirúrgica, avaliada após a cirurgia de retirada da próstata e das vesículas seminais, chamada de prostatovesiculectomia radical. O estudo foi realizado a partir da análise dos prontuários de 51 pacientes do HCP diagnosticados, inicialmente, com câncer de próstata. O parâmetro de comparação escolhido foi a escala de Gleason, utilizada pelos patologistas para classificar, numericamente, o grau de agressividade do tumor. A pesquisa revelou concordância nos laudos das biópsias e das espécimes cirúrgicas de 24 pacientes, resultados semelhantes aos identificados na literatura médica. 

O Fellowship em Urologia Oncológica é um programa iniciado em 2016 no HCP que visa de contribuir na formação de urologistas especializados no tratamento do câncer. Durante um ano, o médico participante do programa pôde acompanhar, de perto, a rotina dos especialistas da instituição. "Esse momento é sempre de muita alegria para nós, que podemos acompanhar a evolução do fellow durante um ano. Para nós, é motivo de orgulho que vocês sigam os seus caminhos tentando fazer o melhor para os pacientes", declarou o coordenador do Fellowship, dr. Luiz Henrique. 

"Quando cheguei ao HCP, eu descobri que ainda tinha muito para aprender. Aqui, somei aprendizado tanto no conhecimento técnico, quanto no cirúrgico. Para mim, esse foi um ano de amadurecimento de tudo aquilo que aprendi durante a minha residência", afirmou dr. Fabrício Ramos. O médico teve a sua monografia aprovada pelos urologistas dr. Leônidas Nogueira e dr. Rômulo Vasconcelos, ambos do HCP.

fellowship2.JPG

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais