Novas técnicas dominam debates no VIII Simpósio Recife-Detroit, no HCP

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

recife-detroit2.JPG

Especialistas do Karmanos Cancer Institute, nos EUA, vieram ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), na última quinta-feira (26), para participarem do VIII Simpósio Recife-Detroit. O evento, realizado anualmente em parceria com a Detroit International Research & Education Foundation (Diref), reuniu médicos especialistas em oncologia para discutir temas relacionados aos avanços e às novidades no tratamento do câncer. Entre os destaques, as palestras de oncogenética e crioterapia, ministradas pelos médicos convidados dra. Nancie Petrucelli e dr. Hussein Anou, respectivamente.

O VIII Simpósio Recife-Detroit contou, ainda, com a presença do urologista cearense dr. Edson Pontes, responsável pela organização do evento, e do cirurgião dr. Donald Weaver. Mantendo a tradição, os médicos participaram de uma cirurgia que foi transmitida ao vivo para os profissionais que estavam presentes no evento. Este ano, a intervenção cirúrgica foi realizada em uma paciente com câncer colorretal. O caso foi apresentado pela médica residente dra. Cecília Lima e discutido pelo cirurgião dr. Kleber Garcia. “É um paciente com estágio tumoral avançado, um caso típico que chega para nós. Nesse caso, a paciente ainda é passível de intervenção curativa”, detalhou.

Ao longo da manhã, foram realizadas palestras, discussões e estudos de casos sobre oncologia cirúrgica, oncogenética, radioterapia, crioterapia e urologia oncológica, com a participação de médicos da casa. “Esse tipo de evento tem um significado muito grande para todos nós e, especialmente, para o HCP. A retomada do ensino e pesquisa e a formação de profissionais voltados para o atendimento e a assistência de pacientes com câncer é um desafio muito grande, mas temos certeza de que estamos no caminho certo. Gostaria de agradecer ao dr. Edson Pontes por trazer esse conhecimento para nós”, afirmou o superintendente Geral e de Ensino e Pesquisa do HCP, dr. Hélio Fonsêca.

De acordo com o urologista e coordenador do evento, dr. Felipe Dubourcq, o principal objetivo do evento é criar um vínculo com os médicos do Karmanos Cancer Institute. “A nossa ideia é que vocês (médicos) possam entrar em contato com eles e visitarem o Karmanos Cancer Institute, diminuindo essa distância e aumentando a possibilidade de conhecimento para nós”, destacou. Assessor de Ensino e Pesquisa do HCP, dr. Guilherme Costa destacou a importância do evento. “É um momento muito importante para nós, uma vez que esse simpósio nos traz a possibilidade de aprendizado sobre as novas opções de tratamento direcionadas ao câncer”, reforçou. O Secretário de Saúde do Estado, dr. Iran Costa, também compareceu ao evento.

recife-detroit4.JPG

SOLENIDADE

À noite, os especialistas se encontraram no Restaurante Spettus, em Boa Viagem, para mais uma rodada de palestras. A exposição sobre o “Tratamento Intervencionista Crioablação” foi realizada pelo médico convidado dr. Hussein Aoun. Já o médico dr. Maurício Viana abordou as novidades da ASCO GU, evento sobre câncer urológico realizado no último mês de fevereiro. 

“Esse evento já faz parte do calendário médico pernambucano. Gostaria de agradecer ao dr. Edson Pontes e ao HCP por essa oportunidade. O Estado de Pernambuco está de braços abertos para que possamos fazer parcerias, com o apoio da Secretaria de Saúde”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, dr. Iran Costa. Marcaram presença, ainda, os superintendentes Geral e de Ensino e Pesquisa, dr. Hélio Fonsêca; Financeiro, André Amarante; Geral do Gestão HCP, Felipe Bitu; e do assessor de Ensino e Pesquisa, dr. Guilherme Costa.

recife-detroit6.jpg

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais