Cirurgião-dentista dr. Igor Henrique é vencedor do Prêmio Adonis Carvalho

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

adonis2.JPGUm momento para homenagear a dedicação acadêmica dos profissionais do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP): essa é a missão do Prêmio Dr. Adonis Reis Lira de Carvalho de Mérito Científico, realizado anualmente durante o Simpósio em Oncologia do HCP. Nesta terceira edição, de maneira inédita, a premiação foi entregue para um cirurgião-dentista da instituição. O mérito foi do Dr. Igor Henrique, estomatologista do Serviço de Odontologia e Próteses Reabilitadoras do HCP e coordenador da Residência Uniprofissional de Odontologia em Oncologia da instituição.

 

Dr. Igor Henrique recebeu a premiação das mãos do superintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca na noite da última sexta-feira (18), primeiro dia do III Simpósio em Oncologia. “Nós queremos manter e avançar o processo dos programas de residência no Hospital de Câncer de Pernambuco, como a Residência Uniprofissional em Odontologia. É uma grande satisfação para o HCP entregar essa premiação para você, que foi uma conquista para a instituição”, afirmou o gestor.

adonis1.JPGSuperintendente Geral do HCP, dr. Hélio Fonsêca discursa durante entrega do prêmio

“Fiquei muito feliz, é uma satisfação enorme receber esse prêmio diante de um quadro técnico tão preparado, tão qualificado como o do Hospital de Câncer. Fiquei surpreso, eu não imaginava que o meu trabalho me traria um resultado tão importante em tão pouco tempo”, comemorou o cirurgião-dentista. Dr. Igor é mestre em Patologia e doutor em Odontologia e soma dezessete publicações acadêmicas desde o início da sua carreira – grande parte delas referente ao efeito anti-inflamatório do laser de baixa potência no tratamento odontológico.

 

Além de incentivar a produção acadêmica, especialmente se vinculada ao estudo do câncer, a premiação também é uma forma de reconhecimento pela dedicação dos profissionais à instituição. “Para a entrega do prêmio, que é direcionado para os profissionais do HCP, são adotados os critérios de tempo de serviço, a existência da titulação de mestrado e doutorado e a quantidade de publicações científicas referenciadas”, explicou o superintendente de Ensino e Pesquisa do HCP, dr. José Peixoto.

O prêmio faz alusão ao médico patologista dr. Adonis Carvalho, que dedicou 58 anos de sua vida profissional ao HCP e participou da fundação do Departamento de Patologia do hospital. Também aqui, ele desenvolveu o primeiro banco de dados sobre Registro de Câncer do Brasil. O médico recifense faleceu em 2014, aos 86 anos de idade.

SERVIÇO DE ODONTOLOGIA

Há pouco mais de dois anos no HCP, dr. Igor atua como estomatologista, profissional que é responsável pela prevenção e pelo diagnóstico de doenças da boca, como o câncer, bem como pela adequação do meio bucal para o tratamento oncológico. Também é papel dele, em conjunto com os demais profissionais do setor, cuidar das complicações orais do tratamento do câncer, como a mucosite (inflamação da mucosa), a xerostomia (sensação de boca seca), a cárie de radiação, a osteonecrose e a osteoradionecrose.

O setor, atualmente formado por sete cirurgiões-dentistas, quatro residentes, cinco auxiliares de saúde bucal, duas técnicas administrativas e uma voluntária, recebe majoritariamente pacientes encaminhados pelos serviços de Cabeça e Pescoço, Oncologia Clínica, Hematologia, Pediatria, Ortopedia, Mama e Cuidados Paliativos. “Os nossos residentes, hoje, circulam em todas as enfermarias do hospital e, especialmente, naquelas que mais interagem conosco por causa das complicações orais do tratamento oncológico”, explicou.

 

O profissional, aliás, deixa clara a importância desempenhado por toda a equipe no prêmio que conquistou. “Essa premiação é fruto do trabalho que desenvolvemos, porque o dentista não trabalha sozinho. Se não houvesse o trabalho multidisciplinar, esse prêmio não seria possível. Nós conseguimos mostrar que o papel da Odontologia é fora do consultório, porque ela está integrada a todas as especialidades médicas e não médicas com um único intuito: buscar o melhor para o paciente”, finalizou.

adonis3.JPGProfissionais do Serviço de Odontologia e Próteses Reabilitadoras do HCP

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais