Simpósio de Fonoaudiologia reúne profissionais no HCP

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

No último dia 19, o HCP sediou o II Simpósio de Fonoaudiologia em Oncologia, com o tema Atualidades na Reabilitação do Laringectomizado Total. O evento reuniu profissionais do corpo clínico do HCP e de outras instituições. Estudantes da área de saúde também estiveram presentes.

Dr. Fábio Malta, superintendente técnico do HCP, fez a abertura do evento e destacou a importância do ensino e da pesquisa para a instituição. “A retomada dos programas de residência médica reafirma o compromisso do hospital com a produção científica e a constante atualização dos profissionais”, afirmou. 

Em seguida, Roberta Borba, coordenadora do serviço de Fonoaudiologia, abordou a reabilitação dos pacientes laringectomizados no HCP. “Aqui, utilizamos a voz esofágica como método de reabilitação vocal. Atualmente, cerca de 40 pacientes são ativos”, pontuou. Ainda de acordo com Roberta, esse número poderia ser maior, mas a distância geográfica (já que muitos pacientes são do interior do estado) dificulta o tratamento. 

A atuação da equipe multiprofissional após a laringectomia também foi discutida no Simpósio, durante a mesa redonda coordenada pela fonoaudióloga Ana Maria Araújo. Para finalizar o evento, o psico-oncologista José Cruz, que é laringectomizado total, deu o seu depoimento e falou sobre as dificuldades e os momentos de superação após a cirurgia. 

Veja as fotos:

simposio-fono-02.jpg

simposio-fono-03.jpg

simposio-fono-04.jpg

simposio-fono-05.jpg

simposio-fono-06.jpg

simposio-fono-08.jpg

simposio-fono-09.jpg

simposio-fono-10.jpg

simposio-fono-11.jpg

simposio-fono-12.jpg

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais