Seja-qual-for-a-estacao.gif

O QUE É CÂNCER DE PELE?

É a doença ocasionada pelo crescimento descontrolado das células da pele, sendo dividida em três tipos: carcinoma basocelular (mais frequente e com grandes chances de cura); carcinoma espinocelular (segundo mais prevalente, se desenvolve em áreas do corpo expostas ao sol) e melanoma (menos incidente e mais agressivo, com altos índices de mortalidade). Na grande maioria, o câncer de pele é resultante da exposição ao sol sem proteção, porém, também ocorre por alterações genéticas e hereditariedade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no biênio 2018/2019, estão previstos no Brasil, mais de 165 mil novos casos da doença. Em Pernambuco, até o final deste ano, 6 mil pessoas sofrerão com o câncer de pele.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Deve-se procurar um dermatologista ao verificar alterações em sinais, pintas, manchas na pele ou feridas que sangram e não cicatrizam. Na consulta, o profissional analisa a forma, tamanho, cor e diâmetro da lesão da pele, e em caso de suspeita da doença, pode requisitar outros exames, como biópsias.

SINAIS DE ALERTA

O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Conhecer bem a pele, e saber em quais regiões existem estes sinais, faz toda a diferença na hora de detectar alterações. Em casos de suspeita da doença, procure imediatamente um dermatologista.

☼ Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram;

☼ Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

FATORES DE RISCO

Exposição excessiva ao sol sem protetor solar adequado ao tom de pele;
Quem já teve queimaduras de sol com formação de bolhas, tem que ficar atento a novas lesões, que podem resultar no câncer de pele.
Tomar sol nos horários com maior incidência de raios ultravioletas, que podem provocar o câncer, das 9h às 15h;
Pessoas com pele, cabelos e olhos claros apresentam maior risco de contrair a doença, e devem redobrar a atenção no uso de protetores solares.

COMO SE CUIDAR?

  • Aplique sempre o protetor solar (peles claras – fator 50 e peles escuras – fator 30);
  • Ao usar cosméticos com protetor solar, como maquiagem, lave o rosto e reaplique o produto na metade do dia;
  • Passe o protetor solar a cada duas horas, sempre que for à praia, ou passar muito tempo ao sol e após cada mergulho, enxugue-se e reaplique o produto;
  • Aumente o consumo de água mineral;
  • Use chapéus com abas de 7cm, óculos de sol e roupas escuras com proteção UV ;
  • Evite o uso de bronzeadores, ou receitas caseiras que acelerem o bronze, por não protegerem contra raios UV que provocam o câncer de pele.

DOWNLOAD

O HCP apoia a campanha de prevenção ao câncer de pele neste Dezembro Laranja. Seja você também um agente multiplicador e compartilhe nosso material informativo em favor desta causa. Faça parte deste movimento, leve informação à sua empresa, amigas e familiares.

Flyer A5

Cartaz A4

Avatar

IMPORTANTE:

Todo conteúdo apresentado neste site é de propriedade do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Este material pode ser copiado, reproduzido, distribuído, republicado, apresentado, anunciado ou transmitido desde que seja citada a fonte Hospital de Câncer de Pernambuco.

Toda e qualquer alteração deste conteúdo deve ter a prévia autorização do HCP, que pode ser solicitada pelo e-mail: comunica@hcp.org.br

COMPARTILHE

logo-dezembro-laranja-hcp-mobile.png
  • 81 3217.8000
  • hcp@hcp.org.br
logo-hcp-transparent.png
assinatura-marketing.png